9 de nov. de 2012

Visão Espiritual


 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnfx94rzonkYENBs5OgA_VFOhE9gd1WqOc5CnKQcb7zUWeXHskRGMu6_NVG28yc6igxRpnjOFzSwG2lpiBrlmFRWvS9WTIEUj-9JkM1rglRaJQ9X-sYXVO1nlHT_EfvF-_r2OGCtu815c/s1600/cegueira.jpg

5 – Disse Jesus: Conhece o que está ante os teus olhos – e o que te é oculto te será revelado; porque nada é oculto que não seja manifestado.

Aqui se trata de um paralelo entre dois modos de ver: o homem profano vê o que está diante dele, mas não o conhece – ao passo que o iniciado conhece o que não está diante dele. A Realidade não é visível, como as facticidades. A visão puramente empírico-analítica dos sentidos e do intelecto não é conhecimento verdadeiro. O verdadeiro conhecimento é uma intuição, ou intro-visão, uma visão de dentro da Realidade, e não uma visão externa, uma extra-visão ou pseudo-visão de facticidades ilusórias. Quando a ex-tuição do profano é substituída pela in-tuição do iniciado, então o homem sabe e saboreia a alma do Universo, que é a Realidade, e a alma do seu próprio ser.

Quem nunca passou da extra-visão ilusória para a intro-visão verdadeira, nada sabe da verdade; e quem não está na verdade não está liberto da ilusão.
Verdade, liberdade, felicidade – estas três são uma só.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...