29 de jan. de 2013

Pobre de Espírito


http://25.media.tumblr.com/tumblr_m73rjpskE11r4g4tzo1_500.jpg

54 - Disse Jesus: benditos os pobres, porque deles é o Reino dos Céus.

É este o início do chamado Sermão da Montanha. Em Mateus lemos “pobres pelo espírito”, que ilustra o verdadeiro sentido dessas palavras. Jesus proclama felizes e herdeiros do Reino de Deus os que se desapegaram interiormente dos bens materiais. Muitos homens são materialmente pobres, porque nasceram na pobreza e não conseguiram enriquecer. Não são estes os felizes por serem materialmente pobres. Outros nasceram na riqueza material e continuam apegados aos bens materiais; nem estes são os felizes.

Felizes e herdeiros do Reino são somente os que, quer ricos quer pobres materialmente, não estão apegados aos bens materiais, nem pela posse nem pelo desejo da posse. Felizes são os que, pelo poder do espírito se libertaram da tirania da matéria, quer possuam quer não possuam externamente bens materiais. A pobreza pelo espírito não vem das circunstâncias de fora, mas sim da substância de dentro. Nenhum fato representa valor. O fato de alguém ser rico ou pobre não representa valor espiritual. Fatos são circunstâncias externas; valor é substância interna. Valor é creação do livre arbítrio, da consciência.

Fatos nos podem fazer gozar ou sofrer.

Valor nos faz feliz ou infeliz.

Felizes são os que, pelo poder do espírito, se libertaram da tirania da matéria, quer possuindo quer não possuindo bens materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...