6 de fev. de 2013

Imagem e Semelhança de Deus


 http://25.media.tumblr.com/tumblr_mc0dtaKgxV1rgdwgeo1_400.jpg

61 - Disse Jesus: dois descansarão em um leito: um morrerá, outro viverá. Perguntou Salomé: Quem és tu, homem, e de quem és filho? Tu te sentaste em meu banco e comes de minha mesa. Respondeu-lhe Jesus: sou o que vem daquele que é Igual; a mim me foi dado das coisas de meu Pai. Disse Salomé: Sou tua discípula. Disse Jesus a ela: por conseguinte te digo: se alguém pertencer ao Igual, será preenchido de Luz, mas se for dividido, estará cheio de trevas.

 Salomé, a mãe de João e Tiago, está no caminho duma evolução espiritual; tempos atrás, ela fizera a Jesus o pedido de fazer dos seus dois filhos os primeiros ministros “no Reino de sua glória”. Mas agora, ela parece ter renunciado à sua ambição política e estar aberta para uma compreensão mais completa. Ela se mostra estupecfata em face da unidade e unicidade da pessoa de Jesus, que ela conhecera como hospedeira, quando o profeta ambulante de Nazaré pernoitava em sua casa e comia à sua mesa. Mas agora ela está vislumbrando o Cristo divino através do Jesus humano – esse homem uno e único, esse homem monolítico.

Jesus faz ver à sua discípula a origem do seu Cristo, luz cósmica da luz divina. E Salomé, toda feliz, se confessa entusiasticamente discípula do cristo.

Jesus lhe faz ver que o homem deve ser “uno e vácuo” para poder ver a luz; vazio do seu ego humano e uno em seu Eu divino; pois, quando ainda se sente dividido em si mesmo, desunido como personalidade humana, esse ainda está nas trevas. O homem-ego anda sempre “frustrado”, isto é, fragmentado, dividido; os seus muitos egos estão desunidos entre si, porque não estão unidos no seu Eu individual, indiviso, indivisível.

Dois homens parecem os mesmos por fora; moram sob o mesmo teto; mas um é um vivo, e o outro um morto, um está na ego-consciência profana, o outro está na cosmo-consciência crística.
Estas palavras de Jesus devem ter sido para Salomé como um lampejo em plena noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...